Turismo de negócios

Turismo de negócios

O que é o turismo de negócios?

Turismo de negócios é qualquer atividade turística realizada no âmbito de atividades profissionais, associativas ou institucionais, independente da sua natureza (podendo ser comercial, econômica, científica, política e/ou social).

Com a grande globalização econômica, esse tipo de turismo vem crescendo, mesmo com a instabilidade financeira e política atual. De acordo com um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), 25% dos turistas que visitam o país estão em viagens de negócios.

Tipos de viagens e eventos corporativos

O turismo de negócios engloba diversos tipos de viagens e eventos corporativos. Os mais comuns são: os eventos socioculturais (eventos que envolvem lazer, cultura e educação); reuniões e convenções (eventos criados pelas empresas visando reunir os diversos associados e entidades para troca de informações, contatos e fechamento de negócios); eventos de aprendizagem (cursos, palestras, workshop e outros eventos que buscam trazer novos conhecimentos e aperfeiçoar antigos); e os eventos mistos (união de um ou mais tipos de eventos em um mesmo período e local). Esses eventos corporativos acontecem na maioria das vezes em bares, restaurantes, casas e salões de festas, clubes, ginásios e hotéis.

A importância do turismo de negócios

O turista de negócios gasta, em média, quatro vezes mais do que um turista que viaja a lazer, isso incluindo hospedagem, transportes e serviços. Isso mostra que o turismo empresarial é um tipo de turismo que apresenta grande importância para o crescimento da economia. Além disso, o turista de negócios, quando satisfeito, acaba se transformando em um multiplicador de opiniões positivas, que podem atrair novos turistas ao local.

Qual o perfil dos turistas de negócios?

Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, as principais características do turista de negócios são:

  • 58% dos visitantes são do sexo masculino e 42% do sexo feminino;

  • 54% das pessoas viajam sozinhas;

  • A maioria dos viajantes tem faixa etária entre 25 e 44 anos;

  • A permanência do turista no país é de sete noites;

  • O gasto médio de um turista é de R$ 2.122,86;

  • 23% dos turistas que visitam o Brasil são provenientes da Europa, 20,5%, da América do Norte, 19,4%, da América Latina e 15,7%, da América do Sul.

Expectativas do mercado de turismo de negócios

Nesses últimos anos o mercado de turismo de negócios e eventos apresentou uma crescente expansão. De 2002 até 2013, o segmento cresceu 14%. Segundo dados recentes, em 2016 o setor havia tido retração de 6,5%, porém, de acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), nesse primeiro trimestre de 2017, o turismo de negócios no Brasil cresceu 10,2% em vendas. Juntos, os segmentos de transporte aéreo, hotelaria, locação de veículos e eventos venderam 2,628 bilhões entre janeiro e março.

O crescimento do turismo de negócios estimula micro e pequenas empresas e movimenta mais de 50 setores, entre eles serviços de recepção, transporte, limpeza, tradução e outros. O turismo de negócios é um dos tipos de turismo que mais atrai estrangeiros ao país e a previsão é que isso continue nos próximos anos.

Turismo de negócios
5 (100%) 1 vote