Viagens de incentivo crescem como estratégia para motivação de equipes

As viagens de incentivo crescem como estratégia para motivação de equipes. Leia o artigo e entenda o motivo.

Viagens-de-incentivo-crescem-como-estrategia-para-motivacao-de-equipes

Atualmente, o número de funcionários nas empresas que se sentem estressados e cansados cresce cada dia mais. O cansaço gera desmotivação.

O que fazer para manter uma equipe fisicamente e psicologicamente saudável e motivada?

Além de uma boa gestão, de um ótimo ambiente de trabalho e de um salário compatível, muitas empresas estão recorrendo às viagens de incentivo.

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), até o ano de 2020, a quantidade de turistas no mundo deve chegar a R$ 1,6 bilhão, e a viagem de incentivo será o segundo tipo de viagem com maior crescimento.

O que são viagens de incentivo?

As viagens de incentivo são viagens corporativas que empresas oferecem aos seus funcionários, colaboradores, fornecedores, parceiros ou clientes. Essas viagens funcionam como prêmio por cumprimento de metas, por algum desempenho de destaque ou como forma de fidelização.

As viagens de incentivo são utilizadas no lugar de premiações em dinheiro, pois as viagens acabam tendo um papel mais importante, se transformando numa ferramenta motivacional, além de fortalecer os laços entre os envolvidos.

Viagens de incentivo individuais e coletivas

As viagens de incentivo podem ser feitas de forma individual ou coletiva. As viagens individuais possibilitam que o incentivado desfrute da viagem sozinho ou com acompanhantes de sua escolha. Já as viagens coletivas são muito utilizadas em empresas que possuem equipe multidisciplinar, equipes de vendas ou quando a empresa deseja momentos de confraternização e engajamento de todos os funcionários.

As vantagens das viagens de incentivo

As viagens de incentivo são vantajosas para todos os envolvidos.

Diferente de um prêmio em dinheiro, que em pouco tempo é gasto e entra no orçamento do funcionário, uma viagem de incentivo é algo que ficará guardado como uma experiência marcante. As viagens de incentivo contemplam motivações físicas (é uma forma de descansar, praticar esportes e outras atividades saudáveis), motivações culturais (é uma forma de entrar em contato com outras culturas, conhecer novos costumes, comidas, músicas, danças) e motivações interpessoais (é uma maneira de conhecer, se relacionar e trocar informações com outros tipos de pessoas).

Já a empresa terá funcionários mais entusiasmados e dedicados. Tanto os que já foram contemplados como os que ainda não foram. Essa motivação consequentemente melhorará os resultados de trabalho.

Estudos apontam que viagens de incentivo permanecem na memória do incentivado por no mínimo dez anos, fazendo com que ele associe esses momentos ao mérito do seu esforço pela empresa.

Atenção: viagens de incentivo não são viagens comuns!

Uma viagem de incentivo deve ser pensada para ser uma experiência única para os contemplados. Ela não pode ser igual uma viagem adquirida em qualquer agência de turismo. Roteiros personalizados (com locais e atividades diferentes) e planejamento e organização impecáveis (para não dar dor de cabeça em ninguém) são essenciais para uma boa viagem.

Uma boa agência de viagens corporativas, com vasta experiência e profissionais habilitados, saberá organizar a viagem de incentivo perfeita para os diferentes tipos de empresas e colaboradores. Entre em contato!

Viagens de incentivo crescem como estratégia para motivação de equipes
5 (100%) 1 vote